A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios do mês de Junho/2012 trouxe uma interessante reportagem sobre o assunto: “Afinal, o que os bancos querem de você (e os gerentes não vão contar nunca)”. Esta matéria oferece, além da sugestão de pesquisa de preços, várias dicas para manter um bom relacionamento bancário. Em resumo podemos citar os seguintes:
1- Não há linha de crédito bancário destinadas à abertura de empresas. Há, sim, mecanismos de fomento, mas só se o projeto for julgado inovador e merecedor de incentivo.
2- Mesmo empresas com algum tempo de existência podem ter dificuldade de obter crédito se apresentarem um histórico de pouco crescimento. As soluções precisam ser internas, como o reinvestimento sistemático de parte do lucro no capital de giro, o corte de despesas e/ou negociação de fornecedores para reduzir o prazo de pagamento e alongar o de recebimento.
3- As chances de conseguir bom crédito começam após o mínimo de 6 meses de funcionamento e um bom histórico.
4- É necessário dedicar tempo e paciência à procura por boas linhas de crédito. Se a necessidade for urgente ou o empresário não tiver paciência para procurar as chances de conseguir uma taxa baixa se reduz bastante. O gerente não dará dinheiro mais barato para que está disposto à pagar mais – Fernando Blanco – diretor do Centro de Estudos em Liderança Empreendedora e da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
5- O tomador do crédito já sairá em vantagem se chegar à agência munido de informações sobre condições de crédito existentes no mercado para poder pechinchar.
6- Mais do que pesquisar, até vale à pena manter contas em mais de um banco, mesmo que isso custe alguns pontos à menos na avaliação das instituições (os bancos tem como saber que você é cliente de um concorrente).
7- Na escolha da linha de crédito, não basta escolher aquela que tem a taxa mais baixa. É necessário adequar a necessidade da empresa à finalidade do produto oferecido pelo banco (por exemplo, uma linha de capital de giro será muito mal empregada num financiamento de infraestrutura).
8- É muito importante oferecer ao banco garantias que tenham liquidez, como recebíveis e o aval dos sócios por exemplo.
9- Apresentar um plano de negócios, que não seja o projeto da empresa inteiro, mas o estudo do que pretende se fazer com os recursos pleiteados e como se pretende devolvê-los.
10- Não misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Os bancos tem como saber que isso ocorre pela comparação entre a saúde financeira das duas contas e a utilização do cheque especial de ambas.
11- Todo gerente de banco é, por natureza, desconfiado. Não tente convencê-lo de que o negócio não tem riscos. É mais sensato mostrar que a empresa conhece as dificuldades e tem condições de enfrentá-las.
12- Todo gerente tem um olhar treinado. Enquanto chama um cafezinho ou fala de futebol, ele está medindo e avaliando a empresa e o empresário. E pode ser que continue sorrindo quando recusar o empréstimo, porque pode colocar a culpa no comitê de crédito.