Já faz algum tempo que os avanços na tecnologia estão impulsionando mudanças relacionadas ao local de trabalho. Convencidas das vantagens do trabalho home office, cerca de 5% das empresas norte-americanas tinham o teletrabalho como modelo de contratação.
A pandemia causada pelo coronavírus fez esse número aumentar não só nos Estados Unidos, como no resto do mundo. Só no Brasil foram mais de 43% das empresas que seguiram as recomendações da OMS e bloquearam a aglomeração no ambiente de trabalho, sem sacrificar por completo as atividades econômicas.
Muitos gestores ainda não conhecem os benefícios desse regime de jornada, mas ao final do isolamento, é possível que muitas pessoas adotem o home office permanentemente. Continue a leitura e entenda os motivos.
O que é e como funciona o home office?
Não é difícil pensar nas vantagens do trabalho home office quando traduzimos o termo: escritório em casa. Ou seja, o local em que o profissional escolhe para trabalhar configura o local de trabalho.
Também chamado de teletrabalho, a modalidade é regulamentada pela nova lei trabalhista. De acordo com a legislação, o home office é o regime de prestação de serviços fora da estrutura física de uma empresa. No entanto, é preciso ter atenção com as diferenças entre o teletrabalho e o trabalho externo:
- home office — diz respeito a funções que seriam normalmente realizadas em um escritório;
- trabalho externo — atividades que naturalmente acontecem externamente, como instalações de serviço de internet ou a realização de obras na construção civil.
Quando uma empresa adota o regime do teletrabalho, o modelo de jornada deve ser especificado em contrato. Também devem ser formalizados:
- o reembolso pelos recursos utilizados pelo profissional — como conta de energia e internet;
- controle da carga horária por aplicativo de registro de ponto ou produção;
- condições para aquisição, uso ou manutenção de instrumentos de trabalho como os computadores;
- instrução a respeito de questões de saúde, como ergonomia e segurança do trabalho.
Quais são as vantagens do trabalho home office?
Chegou a hora de conhecer as vantagens do trabalho home office! Empresas que adotam esse modelo de jornada desfrutam dos benefícios que você confere a seguir.
Produtividade
Acordar, tomar banho, preparar o café e andar alguns passos até o escritório é uma rotina bem menos estressante que levantar cedo, enfrentar o trânsito ou metrôs e ônibus lotados. Com isso, o colaborador inicia suas atividades com muito mais tranquilidade e bom humor.
O fato de se livrar do trânsito caótico, principalmente nas grandes cidades, traz mais qualidade de vida. A consequência é a elevação da produtividade.
Redução de custos
Mesmo que a empresa acabe pagando pelos custos de energia elétrica e internet, ainda assim será mais barato que alugar um escritório que comporte todos os colaboradores. Dependendo do porte da organização, uma sala não é suficiente. É preciso um andar ou até mesmo um prédio inteiro para as equipes.
Aluguel, água, luz, telefone, internet, zeladoria, limpeza, recepção, o cafezinho: todos esses custos são expressivamente reduzidos quando o profissional pode desempenhar suas atividades dentro de casa.
Atração e retenção de talentos
As novas gerações que invadem o mercado de trabalho têm uma personalidade um pouco diferente. Enquanto nossos pais e avós prezavam pelos métodos de trabalho formais e buscavam uma empresa para construir a carreira até a aposentadoria, os profissionais da atualidade têm outras prioridades.
Não basta oferecer um bom salário, é preciso pensar em benefícios atrativos e inovadores. O home office faz parte de um pacote altamente atrativo para os profissionais que estão à frente do seu tempo.
Como a tendência já é aplicada em grandes empresas, como a Google, o modelo de trabalho traz força para os negócios que estão em busca de construir uma boa imagem como marca empregadora.
As vantagens do home-office são uma via de mão dupla
Como você pôde perceber, a implantação do home office traz benefícios para as empresas e os profissionais. A jornada flexível, em que o colaborador pode administrar a própria rotina, permite que o profissional se dedique às atividades nos períodos em que julga ser mais produtivo.
A empresa tem a ganhar não só com o aumento do desempenho, mas também na qualidade dos seus produtos e serviços. Por outro lado, o indivíduo garante uma rotina mais leve, próxima da família e longe dos estresses da vida cotidiana.
Quais os principais passos para a implantação do home office?
Embora muitos tenham sido pegos de surpresa na adoção do home office, é possível desfrutar dos seus benefícios permanentemente. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para implantar o teletrabalho como uma política efetiva na empresa. Acompanhe.
Informe-se
O home office é uma atividade amparada pela legislação trabalhista brasileira. Antes de iniciar o programa de implantação, fique por dentro do que é exigido por lei.
Treine as equipes
A mudança no modelo de trabalho exige algumas adequações para que o desempenho dos colaboradores não seja afetado. Para acelerar a adaptação dos profissionais com a nova rotina, ofereça treinamentos. Também é recomendado preparar um manual de boas condutas no home office.
Escolha as ferramentas certas
Aplicativos para registro de jornada, softwares de gestão e organização do tempo, chats para troca de informações, programas para a realização de videoconferências e outros recursos são essenciais.
É preciso pensar em atender a legislação, manter a integração entre as equipes, a comunicação eficiente entre os gestores e os colaboradores e a rotina organizada. Por isso, todas as ferramentas devem ser previamente escolhidas e testadas.
Avalie o programa
Aplique métricas de avaliação de desempenho e pesquisas de satisfação periodicamente. Trabalhar dados sólidos a respeito da produtividade da equipe, seu relacionamento com os sistemas escolhidos e o modelo de jornada de trabalho contribuem para que a empresa faça boas escolhas e possa realmente colher os benefícios do home office.
Ao seguir nossas dicas para organizar a implantação do programa, além de desfrutar das vantagens do trabalho home office, também garante que o negócio seja um sucesso. Qualquer estruturação baseada em ferramentas tecnológicas e na análise de dados tende a ser bem-sucedida. Pense nisso e invista!
*Com informação da Immail
Publicado por: Daniel Alves